Foto: Arquivo DSM
Um apenado da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), identificado como Luiz Henrique da Silva de Campos, 46 anos, foi encontrado morto no interior da cela 2, da galeria D, da casa prisional por volta das 20h50min de sexta-feira (5).
Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), um agente penitenciário se deslocou até a cela onde o homem estava para que fosse conduzido à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), para atendimento médico.
Ao chegar na cela, o servidor da casa prisional, acompanhado de outros dois agentes penitenciários, encontrou a vítima inconsciente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, ao chegar no local, o médico atestou o óbito do apenado. Segundo a ocorrência, o preso sofria de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids) e esteve em consulta médica na Unidade Básica de Saúde da penitenciária nos dias 2 e 4 de maio.
O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria (DPHPP).
Em nota enviada a reportagem do Bei, o advogado Bruno José Iop, que representa a família do apenado, informou que pediu providências à direção da Pesm para esclarecer as circunstâncias da morte:
"O escritório esclarece que solicitou providências à casa prisional de atendimento médico, bem como solicitou ao poder judiciário prisão domiciliar para o apenado. Que Luiz Henrique relatava que tinha AIDS e uma bactéria na cabeça, bem como um pulmão a menos. Ele pedia providências que estava morrendo, e nós, os advogados do escritório fizemos tudo que estava ao nosso alcance, no sentido de fazer pedidos em relação à saúde, mas nem sempre encontraram eco. Como foi aberto Inquérito Policial na Delegacia de Homicídios, será esclarecido o que houve e a responsabilidade de cada um."